Bicas - MG -
Regional de Juiz de Fora qualifica municípios para o Programa de Melhoria do Acesso
e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)

Na tarde desta terça-feira (05/09), foi realizada por meio do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Juiz de Fora,
a qualificação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Editado e publicado em 06-09-17

O evento, que está em seu 3º ciclo de realização, contou com a participação de profissionais dos 37 municípios que pertencem à Regional.

Este foi mais um encontro para qualificação dos Gestores Municipais de Saúde e profissionais da Atenção Básica (Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e Núcleos de Apoio a Saúde da Família), a fim de prepará-los para a avaliação externa do PMAQ-AB que já está sendo realizada pelo Ministério da Saúde, in loco.

O principal objetivo do Programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia de um padrão de qualidade nacional, regional e local, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. O PMAQ-AB gera uma certificação das equipes, que aderiram voluntariamente ao Programa, e conforme o desempenho atingido o município recebe um incentivo financeiro mensal do Ministério da Saúde através do Piso da Atenção Básica Variável (PAB-VARIÁVEL).

Durante a abertura da qualificação, o Superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Fábio Gardoni, deu boas vindas aos participantes e colocou a Regional a disposição de todos. Já a referência técnica do PMAQ da Regional de Juiz de Fora, Maria Sueli Martins, explicou que o programa é um excelente meio para melhorar o planejamento das ações de saúde. “O PMAQ, é um ótimo instrumento de gestão e pode ser utilizado rotineiramente pelos gestores municipais de saúde e pelos profissionais das Equipes de Atenção Básica para o planejamento das ações de saúde e para melhorar, de maneira sólida, o acesso do usuário a um serviço de saúde de qualidade”, disse.

Com informações da SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais


Copyright © 2016 - Bicas News by Navearte - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244