3 de junho - Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil
O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado anualmente em 3 de junho.
O principal objetivo desta data, como o próprio nome sugere, consiste em conscientizar a população
sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo.

Editado/publicado em 03/06/20


Divulgação

O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado anualmente em 3 de junho.

O principal objetivo desta data, como o próprio nome sugere, consiste em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso em crianças com até 12 anos e ganhou o status de epidemia, em decorrência do aumento do número de crianças obesas em todo o mundo. Hoje ela é considerada um grave problema de saúde pública. No Brasil, segundo o IBGE, uma em cada três crianças de cinco a nove anos estão acima do peso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), combater a obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI. Esta doença pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açucares e gorduras, sedentarismo e aspectos genéticos.

Entre algumas das atividades previstas para esta data está a organização de palestras e workshops que visam ensinar os cuidados básicos que os pais devem ter para evitar o desenvolvimento desta terrível doença em seus filhos.

Substituir alimentos de fast-foods por uma dieta equilibrada, rica em nutrientes naturais, vegetais, legumes, frutas e líquidos é uma das dicas essenciais para começar a combater a obesidade mórbida. Atrelado a isso, a pratica de uma atividade física também é necessária para diminuir os riscos dessa doença.

A prática regular de atividades físicas também é uma recomendação importante que tem deixado a desejar.

Atualmente, a agência da ONU recomenda que crianças e adolescentes de cinco a 17 anos pratiquem pelo menos 60 minutos diários de atividade física — moderada a intensa. Pelo menos três vezes na semana, os exercícios devem incluir atividades que fortaleçam os músculos e os ossos.

Quatro em cada cinco jovens de 11 a 17 anos são considerados insuficientemente ativos pela OMS.

Fonte: (Telessaúde São Paulo) Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DIVULGAÇÃO SAÚDE CIDADÃO


Copyright © 2018 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - MÍDIA LIVRE - JORNALISMO INDEPENDENTE