OMS declara emergência de saúde internacional por novo tipo de coronavírus
Órgão pede ação internacional coordenada para o combate à doença.

Editado/publicado em 30/01/20


O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que o coronavírus avançou de forma jamais vista, e recebeu uma resposta sem precedentes. Foto: ONU/Daniel Johnson

Na tarde de hoje, 30/01/2020; a Organização Mundial da Saúde declarou emergência global em saúde de interesse internacional por conta da disseminação do novo tipo de coronavírus.

Segundo a atualização mais recente da OMS, 15 países já têm casos confirmados.

A decisão, segunda a OMS, foi tomada levando em consideração os fracos sistemas de controle de saúdes dos países e a falta de tratamento adequado da China, onde o surto começou.

“Sejamos claros. Esta declaração não é um voto de confiança na China”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em Genebra (Suíça).

A OMS divulgou o nome oficial da doença causada pelo coronavírus: Doença Respiratória de 2019-nCoV.


Coronavirus - foto reprodução

A OMS também divulgou um plano de contingência global, com obrigações que devem ser seguidas por países em todo o mundo.

A decisão de declarar o vírus emergência internacional não afeta o movimento de viagens e comércio internacionais, que segundo ele – neste momento – seriam “medidas desnecessárias”.

Tedros afirmou que a OMS está pronta para aconselhar qualquer país sobre o tema, e pede que todos os governos considerem as medidas a serem tomadas.

Todas as 170 mortes, até o momento, ocorreram na China.

Até a tarde desta quinta-feira, 7834 casos haviam sido notificados.

O chefe da OMS elogiou o trabalho de milhares de profissionais de saúde e de primeiros socorros, que atuam para conter a doença.


ONU News/Jing Zhang - Pessoas usam máscaras enquanto esperam chegadas no Aeroporto Internacional Bao'an em Shenzhen, na China .

Com informações ONU News


Copyright © 2018 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - MÍDIA LIVRE - JORNALISMO INDEPENDENTE