Cientistas testam anticoncepcional masculino sem alterações hormonais
Há alguns anos cientistas estão imbuídos na produção de um anticoncepcional masculino seguro e eficaz.

Editado/publicado em 26/04/18

Foto: Pixabay

O trabalho realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte está obtendo resultados animadores.

Apesar de ainda restritos aos macacos, experimentos recentes apontam para a criação de um medicamento que além de inibir o descolamento de espermatozoides, não causa alterações hormonais no organismo. Diferente dos disponíveis para o uso das mulheres.

Segundo o estudo feito pela revista norte-americana PLOS ONE, o responsável pela ausência de efeitos colaterais é um composto batizado de EP055. De acordo com a publicação, ao ser ligado à proteína EPPIN – presente na superfície do esperma, o EP055 diminui a mobilidade da célula haploide sem afetar a produção de hormônios sexuais.

Trocando em miúdos, o EP055 tira o potencial do espermatozoide de nadar até o óvulo, se colocando como uma potencial pílula anticoncepcional dedicada para homens e que os livra de qualquer tipo de efeito colateral. O remédio age no sêmen durante 78 horas.

A iniciativa é um avanço importante na equidade de gênero. Desde a invenção da pílula anticoncepcional feminina na década de 1960, apenas as mulheres se viam obrigadas em pensar em métodos contraceptivos.

Mas atenção, não é preciso aguardar a chegada do anticoncepcional masculino para que homens assumam suas responsabilidades e busquem alternativas como o uso de preservativos ou em alguns casos a vasectomia.

Fonte: Hypeness