Todo dia, era dia de índio

Editado e Publicado em 19-04-18

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura - UFJF exibe a mostra "Dia de Índio", reunindo peças que representam diferentes etnias indígenas brasileiras. A mostra permanece em cartaz até o dia 04 de maio, e as visitas podem ser feitas de segunda a domingo, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Herança ancestral

Buscando valorizar as diferentes culturas indígenas, a exposição "Dia de Índio" reúne peças confeccionadas por diferentes tribos, como os Krenak, Rickbatsa, Pataxó e Tapirapé. A conexão dos povos indígenas com a Mãe Terra é ancestral. Ao observarmos seus objetos ritualísticos, e até mesmo seus utilitários, sentimos um pouco da sintonia desses povos com seu ecossistema.

O público poderá conferir peças como o "pau de chuva". Utilizado em cerimônias religiosas dedicadas aos deuses da chuva ou na prática de rituais xamânicos, é feito com galhos de embaúba, sementes e fibra vegetal. A mostra ainda conta com réplica de uma urna funerária, proveniente do estado do Amazonas, e peças de cerâmica marajoara. Além de vários adereços e flechas.

A data é propícia para uma reflexão sobre a vivência dos povos indígenas, na atual conjuntura política brasileira. Provocando debates sobre a arte e cultura tribais que carregamos em nossa bagagem.

Forum da Cultura
Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
Evento: Mostra Dia de Índio
Data: até o dia 04 de maio, de segunda a domingo, das 14h às 18h
Telefone: (32) 3215-3850

Mais informações sobre a exposição no Site do Forum da Cultura: www.ufjf.br/forumdacultura

Service Divulgação


Copyright © 2016 - Bicas News by Navearte - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244