Exposição Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont
O Arquivo Nacional recebe a exposição que homenageia os 110 anos do primeiro voo do Demoiselle:
“Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont”.


Editado e Publicado em 29-11-17


Réplica da aeronave Demoiselle ou Libéllule, o segundo avião de Santos Dumont, na exposição Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont, no Arquivo Nacional
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em novembro de 1907, voou pela primeira vez em público o segundo avião de Santos Dumont, o Demoiselle ou Libéllule.

Para marcar a data, o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) apresenta no Arquivo Nacional uma exposição que exibe uma réplica da aeronave em tamanho natural, que possui condições de voo.

A exposição foi inaugurada pelo comandante-geral do Pessoal da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e pelo diretor-geral substituto do Arquivo Nacional, Diego Barbosa da Silva.

A mostra conta com uma maquete artística do aeróstato que contornou a Torre Eiffel em 1901, com o qual o Santos Dumont provou, definitivamente, a dirigibilidade dos balões. Também encontram-se expostos, recortes de jornais colecionados pelo próprio aviador, com notícias a respeito de seus inventos.

A exposição exibe ainda um acervo inédito de fotografias de aviação premiadas no Brasil e no exterior, de Johnson Barros e fica em cartaz, no Salão Nobre do Arquivo Nacional, de 29 de novembro a 31 de janeiro de 2018, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Serviço:

Exposição: Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont
Data: 29 de novembro de 2017 até 31 de janeiro de 2018
Local: Salão Nobre do Arquivo Nacional
Horário: 10h às 17h
Praça da República, 173 - Centro - RJ
Entrada gratuita
Informações: cendoc@fab.mil.br

Com informações da ASCOM/Arquivo Nacional

Service Divulgação


Copyright © - Bicas News by Navearte - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244