CLICK E VISITE A NAVEARTE CLICK E VISITE A NAVEARTE
CLICK E VISITE A NAVEARTE
CLICK E VISITE A NAVEARTE
CLICK E VISITE A NAVEARTE
Procon/JF divulga dicas para a compra de material escolar
Com a proximidade do início do ano letivo, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)
faz recomendações para auxiliar pais e responsáveis na hora de adquirir o material escolar dos filhos para a volta às aulas.

Editado/publicado em 07/01/19

Imagem divulgação

Pesquisar em vários estabelecimentos que vendam material escolar é a primeira orientação do Procon/JF, pois muitos itens apresentam variação de preços.

Deve-se verificar também o que pode ser aproveitado do ano passado, para não correr o risco de comprar um material sem necessidade. Portanto, na hora de fazer a lista, coloque apenas o necessário. Outra dica é optar por fazer as compras em grupo, prática que pode garantir descontos vantajosos.

Se o intuito for economizar o máximo possível, a orientação é evitar a compra de material com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados.

Itens como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras e precisas. Por isso, é fundamental checar informações a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco.

Procon lança cartilha em estabelecimentos de ensino

Recentemente, o Procon/JF lançou a cartilha sobre direitos dos consumidores em estabelecimentos de ensino, em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste).

O guia reúne orientações sobre as leis vigentes relacionadas ao setor, regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e condutas acertadas durante as reuniões de elaboração.

O material produzido traz informações sobre matrícula escolar, reajuste de mensalidades, inadimplência, regras para a compra de material escolar, orientações quanto à formalização de contrato, entre outros assuntos.

O consumidor ou a escola que tiver interesse em adquirir o material deve se dirigir à sede do Procon, que fica na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro.

A distribuição é gratuita, e a cartilha também está disponibilizada de forma eletrônica: arquivo em PDF.

Com informações aa Assessoria de Comunicação do Procon/JF


Copyright © 2018 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - MÍDIA LIVRE - JORNALISMO INDEPENDENTE