Bicas - MG -

Dia nacional do Ciclista – 19 de Agosto

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado hoje dia 19 de agosto.

Editado/publicado em 19/08/21


Ciclista anda pelas ruas de Brasília - Foto: Pedro França/Agência Senado

Essa data foi estipulada em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos que foi uma vítima do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul, em Brasília.

Além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas, a data é um convite a todos a uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito.

Assim em uma busca incessante para tornarmos o trânsito de nosso País mais seguro mediante nossas ações.

O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável.

É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.

As autoridades têm se mobilizado cada vez mais para punir crimes desse tipo.

Além disso, os próprios ciclistas se articulam e já criaram movimentos para conscientizar os motoristas e também a eles mesmos. Estima-se que, a cada seis horas, um ciclista perde a vida em algum acidente de trânsito no Brasil.

Dicas de segurança para o ciclista no trânsito

– Evite ao máximo passar pelas calçadas: a calçada é o espaço prioritário do pedestre, do cadeirante, do idoso e do caminhar.
– Não pedale na contra mão
– Use sempre o capacete
– Sinalize com as mãos
– Deixe sua bicicleta visível
– Cuidado com os cruzamentos
– Não divida a pista com veículos grandes
– Não ande entre os carros
– Trace rotas mais seguras

O Código Nacional de Trânsito diz que os motoristas devem “guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar uma bicicleta” e que os ciclistas, assim como os pedestres, têm preferência de passagem sobre os veículos motorizados. Não confie que essa lei será sempre respeitada. Faça a sua parte. Conduzir uma bicicleta com segurança, considerando as características das ruas e avenidas por onde passa, deve ser preocupação constante de todos os ciclistas.

Não existem contraindicações para quem é ciclista. A prática de pedalar faz bem para a saúde e melhora as condições físicas, além de promover uma sensação de liberdade que reduz o estresse e aumenta o bom humor.

Cada vez mais pessoas estão se tornando ciclistas e, por conta disso, cidades e bairros inteiros se adaptam para oferecer ciclovias e espaços seguros para que se possa pedalar. O Dia Nacional do Ciclista também é o dia de quem busca qualidade de vida!

Um trânsito seguro é responsabilidade de todos nós!

Parabenizamos todos os ciclistas que cumprem com seu dever e contribuem com o trânsito mais humano.

Pesquisa para edição em Redes Socias.

Notícias mais recentes publicadas


Copyright © 2021 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - bicasnews@bicasnews.com.br
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.