Bicas - MG -

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

Em clima de acolhimento e segurança, escolas estaduais de 16 municípios mineiros voltam a receber os alunos para as atividades presenciais.

Após mais de um ano de suspensão das aulas presenciais, os corredores das unidades de ensino voltam a ganhar vida com o retorno seguro, gradual, híbrido e facultativo dos estudantes.

Editado/publicado em 21/06/21


Retomada das atividades presenciais é motivo de comemoração nas escolas localizadas em municípios inseridos nas ondas amarela ou verde do Minas Consciente. Foto: Acervo/SEE/MG

A semana começa com mais um passo importante no ensino híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais. Após quase um ano e meio de ensino remoto, as escolas voltam a ganhar vida com a presença dos alunos. Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo comitê da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), e implementado nas escolas um checklist para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada hoje está sendo feita em escolas de municípios localizados nas ondas amarela ou verde do Plano Minas Consciente e que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Sendo assim, nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria em estar de volta

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Para Juliana Luciana de Souza Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel de Souza Santos, era só alegria. Ela destacou o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma alegria, uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”.

Ainda de acordo com Juliana, perceber os cuidados para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Eu pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças, a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontuou.

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone Vieira de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Sorridente e emocionada com o momento, ela fez um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, destacou.


Segurança dos protocolos sanitários

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota os alunos eram recebidos com muita alegria e, desde o momento em que chegavam à unidade de ensino, já começavam a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. Para Graziele, mãe da aluna Sofia, do 4º ano, o momento é um misto de comemoração e alívio, por saber que a filha estará bem. "Pelo que eu vi, estou me sentindo segura de a minha filha iniciar as aulas”.

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do Plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança que o momento exige, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Como funcionam as ondas nas escolas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento. Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada - de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos - deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para estarem atentos às informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Na semana do dia 21 de junho, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.

Retomada segura, híbrida, gradual e facultativa acontece nos municípios em onda amarela e verde do Minas Consciente e que a prefeitura não apresenta restrições.

É importante que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

CONFIRA abaixo a lista de escolas que iniciarão as atividades presenciais com estudantes

EE Da Fazenda Palmeiras, em Rio Pardo de Minas
EE Elesbão José Dos Santos, em Rio Pardo de Minas
EE Elpídio Ribeiro Dos Santos, em Rio Pardo de Minas
EE Geraldino Francisco Da Silva, em Rio Pardo de Minas
EE José Cristiano, em Rio Pardo de Minas
EE Norberto De Almeida Rocha, em Rio Pardo de Minas
EE Antônio Penna Sobrinho, em Caratinga
EE Dom Carloto, em Caratinga
EE João Moreira Franco, em Caratinga
EE Mary Lucca Chagas, em Caratinga
EE Princesa Isabel, em Caratinga
EE Professora Maria Fontes, em Caratinga
EE Sinfrônio Fernandes, em Caratinga
EE Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste
EE Coronel Fabriciano Felisberto De Brito, em Antônio Dias
EE Germano Pedro De Souza, em Antônio Dias
EE Coronel Silvino Pereira, em Coronel Fabriciano
EE Intendente Câmara, em Coronel Fabriciano
EE Padre Deolindo Coelho, em Coronel Fabriciano
EE Professor Francisco Letro, em Coronel Fabriciano
EE Professora Celina Machado, em Coronel Fabriciano
EE Zacarias Roque, em Coronel Fabriciano
EE Capitão Egídio Lima, , em Timóteo
EE Getúlio Vargas, em Timóteo
EE José Ferreira Maia, em Timóteo
EE Leôncio De Araújo, em Timóteo
EE Tenente José Luciano, em Timóteo
EE Antônio Martins Pereira, em Itabira
EE Dona Eleonora Nunes Pereira, em Itabira
EE José Ricardo Martins Fonseca, em Itabira
EE Major Lage, em Itabira
EE Professor Manoel Soares, em Itabira
EE Professora Palmira Morais, em Itabira
EE Antonino Ferreira Mendes, em Rio Piracicaba
EE Marinho Silva, em Rio Piracicaba
EE Arthur Berganholi, em Araçuaí
EE Da Fazenda Diamantino, em Araçuaí
EE Hilário Pinheiro Jardim, em Araçuaí
EE José Dos Santos Neiva, em Araçuaí
EE Professor Leopoldo Pereira, em Araçuaí
EE Professora Aparecida Dutra, em Araçuaí
EE Cônego Figueiró, em Francisco Badaró
EE Presidente Juscelino Kubitschek, em Francisco Badaró
EE São Sebastião, em Francisco Badaró
EE De Vereda Do Paraíso, em Ninheira
EE Deputado Chaves Ribeiro, em Taiobeiras
EE Dona Beti, em Taiobeiras
EE Professora Dona Preta, em Taiobeiras
EE Cardeal Mota, em Morro do Pilar
EE Adolfo Ferreira De Barros, em Capitão Enéas
EE José Patrício Da Silveira, em Capitão Enéas
EE Nossa Senhora Da Guia, em Capitão Enéas
EE Cordiolino Souza Santos, em Francisco Sá
EE Donato Santos, em Francisco Sá
EE Eliseu Laborne, em Francisco Sá
EE João De Deus Dias, em Francisco Sá
EE Zeca Guida, em Francisco Sá
EE Antônio Figueira, em Montes Claros
EE Augusta Valle, em Montes Claros
EE Beato José De Anchieta, em Montes Claros
EE Carlos Versiani, em Montes Claros
EE Clóvis Salgado, em Montes Claros
EE De Santa Rosa De Lima, em Montes Claros
EE De São Pedro Da Garça, em Montes Claros
EE Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros
EE Dom João Antônio Pimenta, em Montes Claros
EE Domingos Barbosa Braer, em Montes Claros
EE Dona Quita Pereira, em Montes Claros
EE Doutor Antônio Augusto Veloso, em Montes Claros
EE Doutor João Alves, em Montes Claros
EE Francisco Lopes Da Silva, em Montes Claros
EE Francisco Peres, em Montes Claros
EE Francisco Sá, em Montes Claros
EE Gonçalves Chaves, em Montes Claros
EE Irmã Beata, em Montes Claros
EE João De Freitas Neto, em Montes Claros
EE Monsenhor Gustavo, em Montes Claros
EE Professora Cristina Guimarães, em Montes Claros
EE Professora Dilma Quadros, em Montes Claros
EE Professora Helena Prates, em Montes Claros
EE Professora Marilda De Oliveira, em Montes Claros
EE Secundino Tavares, em Montes Claros
EE Simeão Ribeiro Dos Santos, em Montes Claros
EE Vereador Francisco Tofani, em Montes Claros
EE Zinha Prates, em Montes Claros

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está acesse o site:

Com informações da SEE/MG - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais


Copyright © 2021 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.