Bicas - MG -

Aplicativos gratuitos ofertados pela Sedese conectam trabalhadores autônomos e contratantes

Contrata MG reúne quase 3 mil profissionais disponíveis cadastrados em todo o estado.

Editado/publicado em 01/12/20


Trabalhadores autônomos e pessoas que estejam interessadas em contratar prestação de serviços têm um novo aliado para possibilitar essa intermediação. Os aplicativos do Contrata MG, ofertados pelo Governo de Minas por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a startup Crafty, já estão disponíveis gratuitamente na Google Play e na App Store, e já possuem quase 3 mil profissionais cadastrados em todo o estado.

Através de um cadastro simples, onde são inseridas informações pessoais, dados de contato, endereço e documentação para validação de identidade, o prestador fica disponível para ser contactado por pessoas que se interessam pelo tipo de trabalho que ele está oferecendo. Atualmente, o Contrata MG já possui mais de 100 ocupações disponíveis para escolha, como diarista, cuidador de idosos, recepcionista, dentre outros. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte são 921 profissionais dos mais variados segmentos, de acordo com dados do Contrata MG.

A integração entre os prestadores de serviço e os potenciais contratantes ocorre por meio de dois aplicativos: o Contrata MG Para Trabalhadores, destinado exclusivamente para os profissionais que desejam oferecer serviços; e o Contrata MG, destinado às pessoas que estão em busca de profissionais autônomos. Quando o cadastro do trabalhador está ativo, os contratantes conseguem vê-lo tanto nas pesquisas por profissionais no aplicativo, quanto em buscas no Site:

Também é possível utilizar os filtros do app para selecionar o profissional com base na distância, preço da diária, tipo de serviço e disponibilidade de horário.

Quando o interessado em contratar algum serviço se interessa pelo perfil de um trabalhador, toda a interação acontece por meio dos aplicativos. O contratante solicita um orçamento, informando detalhes do serviço a ser realizado, e na mesma hora o prestador recebe uma notificação no seu smartphone. A partir disso, ambos podem conversar no chat para obterem mais detalhes ou solucionarem dúvidas. O prestador pode escolher se envia um orçamento, ou recusa o atendimento - funcionalidade que também é permitida ao contratante, que pode escolher aprovar ou rejeitar o orçamento enviado. Se ambas as partes se interessarem pelos termos, uma ordem de serviço será gerada pelo app, e tanto contratante quanto prestador poderão acompanhar o andamento daquela prestação de serviços diretamente pelo aplicativo, que envia notificações periódicas para os celulares de ambos.

Ao final da realização do serviço, contratantes e prestadores de serviços se avaliam nos respectivos aplicativos, de forma que outros usuários consigam ver essas avaliações para futuras interações. É importante todos seguirem esse processo completo no aplicativo Contrata MG para fomentar a construção de uma grande rede de prestação de serviços em Minas Gerais.

Todo o processo é realizado sem qualquer custo, tanto para prestadores quanto para contratantes.

Basta fazer o download dos aplicativos - que estão disponíveis na Google Play e na App Store - conforme o interesse de uso e realizar o cadastro exigido.

Mais informações e orientações estão disponíveis no site do programa: e também nas redes sociais da Sedese.

Com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE


Copyright © 2020 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.