Bicas - MG -

Digitaliza Brasil avança em Minas Gerais

Primeira etapa para a expansão do sinal digital no estado é concluída .

Ao todo, 470 cidades já aderiram ao programa de expansão do sinal digital.

Editado/publicado em 29/10/21


Prefeituras de 470 municípios mineiros já aderiram ao “Digitaliza Brasil”. A etapa de inserção das cidades foi cumprida com sucesso. O prazo era até 11 de novembro, mas todos os municípios elegíveis, segundo as normas do Ministério das Comunicações, já aderiram ao projeto. A ação vai permitir a democratização do acesso à TV digital. A participação de Minas Gerais no programa federal foi uma conquista do governo de Minas Gerais, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). A assinatura do protocolo que formalizou a parceria entre a EMC e a EBC, responsável pela execução, aconteceu na Cidade Administrativa, no dia 19 de outubro.

Minas Gerais está na lista dos estados que vão ser contemplados na primeira fase do “Digitaliza Brasil”, abrangendo 28,7% do total de municípios que serão atendidos no país, o que corresponde a um montante de cerca de R$ 200 milhões. O sinal digital vai chegar a cidades mineiras que, até então, contavam apenas com transmissão analógica. A adesão vai permitir a difusão, de qualidade, da TV aberta. Dessa forma, o sinal da Rede Minas para o estado é ampliado, possibilitando aos mineiros acompanhar a programação educativa, cultural, de informação e entretenimento da emissora pública. Atualmente, a Rede Minas também atende aos estudantes com teleaulas, em um compromisso com a educação.

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) vai homologar a adesão das prefeituras em breve. As obras para instalação dos transmissores começam em 2022. Ainda no próximo ano, os equipamentos estarão prontos para levar o sinal digital de TV para os municípios contemplados no programa, que também vai oferecer conversores de televisão com interatividade e desempenho otimizado para as famílias integrantes do Cadastro Único (CadÚnico), inclusive as beneficiárias do programa Bolsa Família, que atendem aos critérios estabelecidos Decreto nº 6.135, de 2007.

Confira a lista de municípios:

Fonte: EMC - Empresa Mineira de Comunicação - Rede Minas

Notícias mais recentes publicadas


Copyright © 2021 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - bicasnews@bicasnews.com.br
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.