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Novo Ensino Médio: escolas do 1º ano do ensino médio

implementarão a proposta em 2022

Medida atende à Lei 13.415/2017, que estabelece, entre outras coisas, as alterações para o Novo Ensino Médio.

Editado/publicado em 27/07/21


O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado em abril, deste ano. O documento traz modificações que serão implementadas em 2022, em todas as escolas públicas e privadas do estado e que oferecem este nível de ensino. A homologação do Currículo é um dos passos para a implementação do Novo Ensino Médio, instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

“O Novo Ensino Médio traz inovações com o objetivo de tornar a etapa mais atraente e conectada com os anseios das juventudes, prevendo a implementação gradativa e de uma maneira exequível para as escolas. A tarefa é construir um desenho que implemente o Currículo Referência para o Ensino Médio, homologado em abril, em conjunto com a organização curricular mais flexível, que propõe novas perspectivas aos estudantes, ampliando a carga horária, de acordo com as normas. Os primeiros anos de implementação serão de muito aprendizado e trabalho compartilhado”, ressalta a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Letícia Palma.

Como destaca Letícia, a implementação da proposta será gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que ofertam o 1º ano do ensino médio, em 2023 nas turmas do 1º e 2º ano, e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º ano. Para os educadores, estão sendo ofertadas formações realizadas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

A matriz curricular do Novo Ensino Médio será composta pela Formação Geral Básica, que compreende as quatro áreas do conhecimento e seus componentes curriculares: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. E também dos Itinerários Formativos, que é a parte flexível do currículo.

Os Itinerários Formativos serão compostos pelos componentes de introdução às áreas do conhecimento, introdução ao mundo do trabalho, Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.

Novidades

O Novo Ensino Médio traz muitas novidades para os estudantes e um dos objetivos é tornar este nível de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens. Promovendo assim uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para esta ampliação, na rede estadual de ensino mineira, será criado o sexto horário. “Em geral as escolas irão ter um horário a mais de aula. Mas nos municípios que não conseguirmos essa adequação por causa do transporte escolar teremos um dia de aula no contraturno”, destaca Letícia.


Com a ampliação da carga horária, além da formação geral básica - com aulas de geografia, matemática e língua portuguesa, por exemplo – os jovens também contarão com as eletivas, que são aulas de disciplinas especificadas e que são de livre escolha. “A escola irá planejar a oferta de eletivas a partir das discussões do projeto de vida dos estudantes e das suas possibilidades. Temas ligados à tecnologia, produção literária, música, sustentabilidade, direitos humanos, e outros temas, podem ser ofertados", destaca a diretora do ensino médio.

Os estudantes terão ainda aulas de Introdução às áreas do conhecimento, Introdução ao mundo do trabalho e de projeto de vida, que é construído pelo jovem durante três anos e que o auxilia a se organizar para alcançar seus objetivos após o ensino médio.


Escolas piloto

Em Minas Gerais, 13 escolas estaduais atuam como piloto para a proposta do Novo Ensino Médio. Elas estão localizadas em diferentes regiões mineiras: Jequitinhonha-Mucuri, Central, Alto Paranaíba, Norte, Triângulo, Sul de Minas. Para a escolha dessas unidades de ensino, os critérios adotados foram os estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.024, de 04 de outubro de 2018, considerando as características que as potencializaram enquanto laboratório do projeto.

Nas escolas piloto, a proposta começou a ser trabalhada em 2020, com turmas do 1º ano do ensino médio. Este ano, o Novo Ensino Médio é realidade no 1º e 2º ano do ensino médio e no próximo ano avançará também para as turmas do 3º ano.

Segundo Letícia, a equipe da SEE/MG tem aprendido muito com as escolas piloto. “É um aprendizado constante. Nas eletivas, por exemplo, tivemos algumas escolas que construíram suas próprias propostas, mais ligadas aos interesses dos estudantes. As propostas foram incorporadas ao catálogo das eletivas da Secretaria, que será disponibilizado para as escolas para que elas possam definir quais eletivas irão ofertar, afirma.

Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais

O Currículo Referência para o Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado no dia 7 de abril, em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). O documento possui uma perspectiva alinhada ao conceito de educação integral, privilegiando o protagonismo dos estudantes e a elaboração e conquista dos seus projetos de vida.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdo que se relaciona com seus interesses. O documento foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas e por servidores da SEE/MG.

O Currículo é formado por oito capítulos, entre eles “Pressupostos para o Ensino Médio”, “Itinerários Formativos” e “A formação continuada dos profissionais da educação”. O Currículo conta, ainda, com uma seção apresentando as normas, textos e estudos citados ao longo do documento e com um Glossário, para apresentação dos termos recorrentes e característicos presentes no documento curricular.

Com informações da SEE/MG - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

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