Bicas - MG -

Portfólio reúne iniciativas que promovem boas práticas no turismo

Editado/publicado em 30/12/21


Iniciativa da Secult, publicação conta com oito categorias e aborda diferentes segmentos da atividade turística em Minas Gerais

Em continuidade a um projeto de reconhecimento das ações benéficas do turismo em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) apresenta a edição 2021 do portfólio “Boas Práticas Municipais do Turismo 2021”. Neste volume, estão reunidos projetos e ações implementadas pelos municípios mineiros que reforçam o desenvolvimento da atividade no Estado.

O objetivo do Portfólio de Boas Práticas Municipais do Turismo é reconhecer e divulgar iniciativas que tiveram bons resultados na gestão turística nos municípios do estado. As atividades elaboradas, em diferentes segmentos, têm colaborado para o desenvolvimento das cidades, a profissionalização do trade, bem como a consolidação e a difusão de políticas públicas que podem ser ampliadas em outras localidades.

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a aproximação entre a Secult e os municípios mineiros, além da união e do diálogo com o trade turístico e a cadeia produtiva da Cultura para retomar o desenvolvimento dos dois setores, foram fundamentais no cenário de recuperação diante da pandemia.

“A parceria entre Secult e gestores municipais e regionais, dentro do Programa Reviva Turismo e da Política de Regionalização, com o lançamento de mais um portfólio que reúne boas práticas em âmbito local, evidencia as ações diversas que fomentam as políticas públicas e estimulam a cadeia produtiva do turismo em várias regiões de Minas Gerais, especialmente as iniciativas realizadas com as Instâncias de Governança Regionais. As boas práticas apresentadas neste portfólio, considerando as características e particularidades de cada região do estado, são reflexo da variedade e potência que o segmento do turismo de Minas Gerais possui”, afirmou o secretário.

Portfólio

As iniciativas que compõem a edição 2021 do portfólio Boas Práticas Municipais do Turismo foram compiladas pela Superintendência de Políticas do Turismo (SPT) da Secult e avaliada em conjunto com a Câmara Temática de Segmentação e Regionalização do Turismo do Conselho Estadual de Turismo (CET). Ao todo, a publicação concentra oito categorias, incluindo ações ligadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Minas.

Na categoria “Informação Turística”, dentre outras iniciativas, o portfólio apresenta ações elaboradoras pelos municípios e que consistem na prestação de atendimento ao visitante por meio de plataformas digitais. Já as atividades ligadas à “Infraestrutura Turística” contam com projetos destinados ao aprimoramento do potencial turístico dos municípios inseridos nesta categoria do portfólio.

A publicação também traz exemplos de projetos ligados à promoção dos destinos mineiros e o apoio à comercialização, com ações que estimulam a economia local e contribuem para a geração de emprego e renda. Já a categoria “Empreendedorismo e Captação de Investimentos” reúne atividades ligadas à profissionalização dos trabalhadores que atuam nos diversos segmentos turísticos.

Em relação à pandemia, a publicação reúne, na categoria “Enfrentamento à Pandemia”, as principais medidas adotadas nas cidades com o intuito de promover a retomada segura das atividades turísticas. O portfólio conta, ainda, com outras iniciativas elaboradas para a promoção do Destino Minas Gerais, capacitação de empreendedores turísticos e outras atividades do setor.

Hernani de Castro Júnior, coordenador da Câmara Temática de Segmentação Turística e Regionalização reforça a participação do Conselho Estadual de Turismo e a importância do documento. “A política de regionalização do turismo segue em evolução e várias ações acontecem em seus diversos rincões, fomentando o trabalho realizado pelos gestores na ponta. Selecionamos, entre centenas de ações, as melhores boas práticas municipais, que mostram a diversidade, criatividade e esforços das Prefeituras e IGRs. São elas que motivam todos a seguir em frente. Parabéns a todos os envolvidos!”

Conteúdo completo do portfólio:

Com informações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult)

Notícias mais recentes publicadas


Copyright © 2021 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - bicasnews@bicasnews.com.br
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.