Bicas - MG -

Trilhas de Futuro: matrículas dos selecionados

para os cursos técnicos gratuitos

devem ser feitas de 13 a 17 de setembro

Para efetivar a matrícula, o candidato selecionado deve comparecer à instituição credenciada para a qual foi encaminhado portando toda documentação necessária.

Editado/publicado em 13/09/21



Se você foi selecionado para um dos cursos técnicos gratuitos ofertados pelo Trilhas de Futuro, chegou a hora de garantir sua vaga.

A partir desta segunda-feira (13/9), os candidatos selecionados devem comparecer à instituição credenciada para a qual foi encaminhado e efetivar a matrícula. Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico. O período de matrículas termina no dia 17 de setembro.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, quando possuir; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio. Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Confira a relação completa de documentos no link: arquivo em PDF.

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, são ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

O resultado do Trilhas de Futuro foi divulgado na última sexta-feira (10/9) e pode ser acessado no site:

Seleção

Foram recebidas mais de 268 mil inscrições no Trilhas de Futuro. A seleção dos inscritos foi realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos indicados pelos candidatos, sempre respeitando a ordem de prioridade e os critérios de desempate previstos na Resolução SEE nº 4.591/2021. De acordo com o documento, tiveram prioridade estudantes da rede estadual de ensino, seguidos por alunos da rede federal ou municipal, depois por estudantes da rede particular e, por fim, egressos do ensino médio oriundos de qualquer rede. Em caso de empate, os critérios para a alocação dos candidatos também estão descritos na Resolução: idade menor, não possuir ocupação profissional e sorteio.

Do total de candidatos selecionados, 70% são alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 30% já concluíram essa etapa de ensino. Dentre os contemplados com as vagas, 88% são oriundos da rede estadual, 9% da rede federal e/ou municipal e 3% da rede particular. Em relação à idade, 64% dos selecionados possuem até 18 anos, 25% têm entre 19 a 25 anos e 11% têm mais de 26 anos.

Vagas remanescentes

Para os candidatos que não conquistaram uma vaga na chamada regular do Trilhas de Futuro, de 23 a 28 de setembro, será aberto o período de vagas remanescentes. Qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis.

As inscrições deverão ser feitas pelo site:

No período de vagas remanescentes, não será observado o regramento de priorização descrito anteriormente, sendo adotado o critério cronológico das inscrições. Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir de listagem de vagas disponíveis.

Com informações da SEE/MG - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Notícias mais recentes publicadas


Copyright © 2021 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - bicasnews@bicasnews.com.br
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.