Bicas - MG -

PCMG inaugura nova sede da Deam em Juiz de Fora

Editado/publicado em 10/08/21


Divulgação PCMG

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugura a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), no Shopping Santa Cruz, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A solenidade, realizada na manhã dessa segunda-feira (9/8), foi transmitida ao vivo pelo Instagram da PCMG.

A unidade policial passa a funcionar no 2º andar do shopping, localizado na rua Jarbas de Lery Santos, 1.655, na área central da cidade, e ainda conta com a instalação de uma sala onde será prestado serviço de escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, conforme previsto na Lei Federal nº 13.431, de 2017.

O evento

O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, abriu a cerimônia de inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Juiz de Fora. Durante o evento, o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, falou sobre a importância do bom atendimento ao cidadão, principalmente à mulher vítima de violência. “Um atendimento adequado, diferenciado e sobretudo cortês e humano. Temos aqui segurança, acessibilidade, instalações da OAB Mulher, Delegacia do Idoso, Posto de Atendimento da Polícia Militar, enfim todos os aparatos que facilitam o acesso ao pronto atendimento a quem procurar essa importante unidade”, afirma.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Grego, falou que a unidade atende um público importante, pois “a mulher necessita dessa proteção especial”. Já o chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva, destacou que o trabalho da Polícia Civil no acolhimento às vítimas e no combate à violência contra a mulher é contínuo. “Diversos são os materiais e equipamentos públicos que formam a base de enfrentamento à violência doméstica em nosso Estado. Atualmente, encontra-se em andamento um trabalho em equipe para a classificação de todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher em Minas Gerais, uma dentre 63 iniciativas estratégicas adotadas pela Polícia Civil para implementar melhorias no atendimento oferecido à população”, destaca.

Na ocasião, o subsíndico do Santa Cruz Shopping, Luciano Rodrigues Sobrinho, falou da honra em receber a unidade policial: “Esse importante instrumento no combate à violência contra a mulher, não apenas com a finalidade de punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo os seus direitos e, enfim, estimulando as denúncias das agressões”.

A prefeita de Juiz de Fora, Maria Margarida Martins Salomão, ressaltou que a inauguração ocorre no ano em que celebramos os 15 anos da Lei Maria da Penha. “Uma lei profundamente inovadora. Ela prevê mecanismos como medidas protetivas, ações de prevenção, suporte às mulheres e grupos reflexivos para os homens.

Além disso, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Juraci Scheffer, a deputada estadual Delegada Sheila, e o deputado federal Charles Evangelista também falaram sobre a importância da inauguração da unidade policial.

Além das autoridades que se pronunciaram durante a cerimônia, o dispositivo de honra contou com a participação do diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, delegado-geral Eurico da Cunha Neto; da diretora do Fórum Benjamim Colucci, Juíza Raquel Gomes Barbosa; do promotor de Justiça, Paulo Emílio Coimbra do Nascimento; do comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Neir Adriano de Souza; do comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva; do chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Juiz de Fora, Flávio Loures de Barros; do titular da 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora, delegado Armando Avolio Neto; da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Juiz de Fora, delegada Alessandra Aparecida Azalim; mas também do conselheiro do Santa Cruz Shopping, Eumar Werneck de Toledo.


Divulgação PCMG

Estiveram presentes na inauguração a assessora de articulação institucional da PCMG, delegada Ana Paula Lamego Balbino; o chefe do 13º Departamento em Barbacena, Alexsander Soares Diniz; os delegados regionais do 4º Departamento, entre eles Diego Candian Alves, de Ubá; Gisela Borges, representando Mauro Ricardo Guimarães Pinho, de Leopoldina; Alessandro Amaro da Matta, de Muriaé; e José Donizetti Teixeira, de Viçosa, e a delegada que atua na Deam, Danielle Alves Ribeiro. Também prestigiaram a cerimônia o juiz da Vara Criminal José Clemente; a promotora de Justiça Nicole Frossard; a coronel Juliana Ribeiro Maia – representando o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General João Felipe Dias Alves; a coordenadora da Casa da Mulher, Fernanda Moura; a secretária de Segurança Municipal, Letícia Paiva; o secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu Davi; a vereadora da Comissão de Mulheres, Cida Oliveira; além de delegados e outros policiais civis e representantes de instituições.

Homenagens

Ainda durante a cerimônia, além do ato de descerramento de placa de inauguração, foram entregues homenagens a representantes do Santa Cruz Shopping, em reconhecimento à parceria e aos relevantes serviços prestados à Polícia Civil. A deputada estadual Delegada Sheila também foi homenageada, em gratidão à junção de forças da deputada com a Polícia Civil de Minas Gerais.


Divulgação PCMG

Com informações da Assessoria de Comunicação – PCMG – 4DPC

Notícias mais recentes publicadas


Copyright © 2021 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - bicasnews@bicasnews.com.br
O crédito ao Bicas News é obrigatório, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros.