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Campanha da Embratur nos EUA resulta em acréscimo

de US$ 5,7 milhões em viagens ao Brasil

Com o conceito “Brazil is visa-free. Come visit”, campanha veiculada entre fevereiro e abril provocou um aumento de 78% nas buscas pelo termo visitbrasil.

Editado/publicado em 11/05/22


Divulgação - Embratur

Com ações na televisão, na internet e em mídia exterior, a campanha publicitária “Brazil is visa-free. Come visit”, realizada pela Embratur nos Estados Unidos, gerou acréscimo de US$ 5,7 milhões de dólares em viagens para o Brasil a partir dos Estados Unidos. Os resultados da campanha veiculada entre novembro de 2021 e abril deste ano apontam também para um crescimento de 78% nas buscas pelo “visitbrasil” em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para essa campanha, foram divulgados um filme para TV e internet, peças digitais, mídia exterior digital, incluindo a veiculação em um dos centros comerciais mais impressionantes do mundo, a Times Square, em Nova York. Na TV, foram 1.673 inserções e 14.601.639 impactos – medição utilizada para indicar uma estimativa de quantas vezes as peças foram visualizadas pelo público. Em mídia exterior foram 1 milhão de inserções, com mais de 38 milhões de impactos. Já o conteúdo na internet registrou mais de 52 milhões de impactos, 12 milhões de visualizações de vídeo e mais de 127 mil cliques para o site visitbrasil.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, comemora os resultados e aponta para novas ações de promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior para seguir atraindo turistas estrangeiros para o país. “Com essa campanha, a Embratur promove internacionalmente a imagem do Brasil para incrementar a entrada de visitantes estrangeiros, contribuindo para potencializar o ingresso de divisas e aumentar a relevância do turismo na geração de empregos e renda para nosso país”, avaliou Nascimento. “Os Estados Unidos são o segundo emissor de viajantes para o Brasil. Então é um mercado que precisamos manter sempre no radar. Nas próximas semanas devemos lançar mais uma campanha para este público”, adiantou o presidente da Agência.

A campanha

O principal objetivo da campanha Visa-Free foi reforçar ao público norte-americano a informação de que não é mais necessário emitir visto para entrar no Brasil como turista e incentivar o turismo no período da alta estação do país. Além disso, as peças publicitárias exaltaram os principais destinos turísticos, como as cataratas de Foz do Iguaçu e as praias do Nordeste, bem como as experiências que podem ser vividas em território nacional, como a riqueza da gastronomia e a hospitalidade do povo brasileiro.

O conteúdo na internet registrou mais de 52 milhões de impactos, 12 milhões de visualizações de vídeo e mais de 127 mil cliques para o site:

A Agência também reforçou nos materiais as ações tomadas no país para a biossegurança contra o Covid-19, a adoção dos protocolos de segurança sanitária, materializados no selo “Turismo Responsável” emitidos pelo Ministério do Turismo para prestadores de serviços turísticos e a facilidade de entrar no Brasil.

Segundo maior emissor

Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, os Estados Unidos foram o segundo país que mais emitiram turistas para o Brasil. Foram quase 600 mil norte-americanos vindo ao país, número que só fica atrás dos quase 2 milhões de argentinos que entraram em território brasileiro naquele ano.

Campanha da Embratur na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai

resulta em mais de 1,4 bilhão de impactos nas mídias utilizadas

Resultados consolidados apontam que número de reservas de voos e hospedagens entre argentinos ficou próximo ao nível pré-pandemia para janeiro e fevereiro de 2022.

Veiculada entre novembro de 2021 e março de 2022 pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, a campanha “Uno, dos, tres, Brasil!” registrou mais de 1,4 bilhão de impactos – medição utilizada para indicar uma estimativa de quantas vezes as peças foram visualizadas pelo público – e ajudou o Brasil a se posicionar como melhor destino para os turistas sul-americanos durante o verão.

Segundo dados da plataforma Decolar.com, o número de reservas de voos e hospedagens entre os turistas argentinos para janeiro e fevereiro de 2022 voltou basicamente ao mesmo patamar registrado no verão de 2019/2020, antes do início da pandemia. Neste período, os quatro países alvos da campanha representaram 49,1% do total de turistas internacionais recebidos pelo Brasil. Em 2020, quando viagens de longa distância ficaram dificultadas em função de restrições, os quatro países chegaram ao índice de 58,5% do total de visitantes recebidos.

“O Brasil está plenamente pronto para receber os nossos vizinhos e essa campanha posicionou o país como o melhor destino para o verão dos argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios. Com autoridade no assunto, mostramos e valorizamos nossas belezas naturais, nossos destinos de sol, praia, aventura e divulgamos o selo Turismo Responsável. Tudo levando ao site Visit Brasil, onde todos têm acesso a mais informações sobre o turismo no país”, avaliou Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

Na televisão fechada, foram 1.383 inserções comerciais nos quatro países e em oito canais, totalizando um resultado impressionante: 1,04 bilhão de impactos. Em mídia exterior, foram 916.530 inserções nos quatro países e em 40 painéis, totalizando mais de 168 milhões de impactos. Já na internet, foram 193,8 milhões de impactos, 111,7 milhões de visualizações de vídeos, 1,05 milhões de cliques nas peças da campanha e quase 313 mil acessos ao site Visit Brasil.

Para aproveitar as plataformas digitais e alcançar ainda mais potenciais turistas, a campanha acionou ainda oito influenciadores – dois de cada país – para disseminar os destinos no Instagram e no TikTok. Com uma base de 3,4 milhões de seguidores, os influenciadores ajudaram a campanha a alcançar mais de 900 mil usuários, com 850 mil visualizações e 32 mil interações nas redes sociais.

“Investir em promoção nos países com proximidade geográfica tem sido uma boa estratégia para induzir o turismo internacional neste momento de retomada. Por isso, levamos aos nossos vizinhos a informação de que aproveitar as praias, a natureza, a cultura, a gastronomia e a receptividade do Brasil é perto e seguro”, salientou o presidente da Embratur.

Fonte: Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

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