“O Brasil tem muito a lhes oferecer”, diz o presidente a empresários em Riade
Bolsonaro participou nesta quarta-feira do Fórum da Iniciativa de Investimento Futuro e de seminário empresarial.

Editado/publicado em 31/10/19


Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro Foto: José Dias/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou, nesta quarta-feira (30), a empresários no Fórum da Iniciativa de Investimento Futuro, em Riade, na Arábia Saudita, as reformas em curso no Brasil e afirmou que o país é um porto seguro para investimentos. Para Bolsonaro, os países atualmente não podem ser autossuficiente, mas sim interdependentes.

“Nunca tivemos uma taxa de juros tão baixa, na casa, de 5,5%. A nossa inflação está abaixo da meta, de 3%, ou beirando isso. O risco Brasil nunca esteve tão baixo. O desemprego vem caindo. A reforma da Previdência, muitos ou alguns reclamam, mas é o remédio que tínhamos que aplicar para que o Brasil sobrevivesse. O Brasil tem muito a lhes oferecer”, destacou.

Seminário empresarial

O presidente Jair Bolsonaro também participou, nesta quarta-feira (30), da abertura do Seminário Empresarial sobre o Brasil no Conselho das Câmaras Sauditas, onde destacou a importância da integração entre os países. "Se juntarmos Brasil e Arábia Saudita, nada nos falta. Como não nos falta vontade de integrarmo-nos cada vez mais, através do comércio, do bilateralismo, cada país, suprir a necessidade do outro."

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou que há uma grande convergência entre os dois governos, entre os dois setores privados como poucas vezes se identificou no mundo, e que os dois países vivem um momento de profunda transformação. “Nós temos uma visão de um país sem corrupção e com crescimento econômico. Para isso precisamos, entre outras coisas, de abertura econômica, de abertura comercial e dos investimentos e parcerias internacionais.”

Para o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a partir das relações com a Arábia Saudita, o Brasil pode ser o canal para atingir outros países da Ásia e da África. “Na medida em que a Arábia Saudita pode e será, nessa parceria, uma plataforma para o Brasil atingir a Ásia, poderemos ser, sim, a plataforma para a América Latina para atender os interesses de expansão, inclusive, da economia da Arábia Saudita.”

Lorenzoni ainda acrescentou. “Nós estamos reduzindo o tamanho do governo brasileiro, estamos simplificando a legislação, desburocratizando o Brasil e definitivamente.”

Em Riade, Brasil e Arábia Saudita assinaram acordos de cooperação

Saiba quais os acordos firmados entre Brasil e Arábia Saudita - Presidente Bolsonaro esteve no país entre os dias 28 e 30 de outubro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, encerrou, nesta quarta-feira (30), sua visita oficial a Ásia e Oriente Médio, na Arábia Saudita, onde foram firmados acordos nas áreas de concessão de vistos, defesa, cultura e investimentos. Saiba quais foram os acordos firmados

1. Concessão de vistos de visita para cidadãos de ambos os países

Objetivo: facilitar a movimentação de cidadãos brasileiros e sauditas, com finalidade de visita, por meio da concessão de vistos de visita com múltiplas entradas, com prazo de validade de até 5 (cinco) anos, para um período autorizado de estada de até 90 (noventa) dias.

2. Acordo de cooperação em Defesa

Objetivo: Fortalecer os laços de amizade entre os dois países por meio da cooperação em Defesa, buscando promover a paz e a estabilidade internacionais. A cooperação entre as partes deverá incluir as seguintes áreas: indústrias de Defesa; transferência e adoção de tecnologia militar; treinamento e exercícios militares; empréstimo de sistemas militares; suporte logístico; pesquisa, desenvolvimento e estudos em projetos de Defesa; gerenciamento de emergências e crises; troca de informações militares; serviços militares médicos; legislação militar; e qualquer outro campo acordado entre as partes.

3. Parceria relacionada a aquisições, indústria, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de Defesa

Objetivo: estabelecer as principais diretrizes de uma parceria estratégica Brasil - Arábia Saudita relacionada à cooperação em compras governamentais, pesquisa industrial, desenvolvimento e tecnologia de defesa.

4. Cooperação cultural

Objetivo: promover a cooperação entre os dois países no campo da cultura, por meio de projetos estratégicos conjuntos; elaboração de leis, regulamentos e políticas referentes aos campos culturais; coordenação de esforços entre as duas partes nos campos culturais com as organizações internacionais relevantes; cooperação em cultura, literatura, artes e patrimônio; preservação de locais culturais; recebimento de ambas as partes em seus festivais culturais nacionais; desenvolvimento de setores culturais e programas de residência técnica entre instituições governamentais e privadas nos dois países; facilitação de procedimentos para melhorar os assuntos culturais nos dois países e intercâmbio de apresentações artísticas entre os dois países.

5. Fortalecimento das relações de investimentos bilaterais

Objetivo: Fortalecer as iniciativas de investimentos externo direto no Brasil e na Arábia Saudita por meio de troca de informações sobre oportunidades de investimentos nos dois países; compartilhamento de experiências; realização de missões de investidores; participação em eventos relacionados a investimentos promovidos pela Apex e a Sagia; assistência a investidores prospectando negócios nos dois países e cooperação com terceiras partes.

6. Memorando de Entendimento entre o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o Fundo Saudita de Desenvolvimento

Objetivo: fortalecer a cooperação entre os dois países por meio do co-financiamento de projetos e atividades de interesse mútuo em áreas como desenvolvimento urbano, infraestrutura, meio ambiente, educação, agricultura, saúde tecnologia da informação e comunicação e outras áreas potenciais, especialmente energias renováveis, eficiência energética, abastecimento de água e infraestrutura sanitária, transporte educação e agronegócio.

Após passar por Japão, China, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita,o presidente volta ao país. Confira como foi o última dia de viagem em Riade:

Fonte: Planalto/PR


Copyright © 2018 - Bicas News by Navearte - CNPJ: 23.987.662/0001-00 - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244 - MÍDIA LIVRE - JORNALISMO INDEPENDENTE